maurício brasil

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CHICO LOBO - O VIOLEIRO


O violeiro Chico Lobo foi escolhido para abrir a edição 2012 do “Canto & Viola”, no dia 06 de janeiro, Dia de Santos Reis, por ser hoje o violeiro brasileiro mais ligado às tradições da cultura popular brasileira. Durante o show haverá o lançamento do CD “Canto & Viola”, que conta com a participação dos 10 violeiros que abrilhantaram o projeto em 2011. O CD será distribuído para jornais e emissoras de Rádio e TV e para os principais jornalistas brasileiros da área cultural.
“Um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de valorização, popularização da tradição musical mineira e divulgação da viola caipira no cenário brasileiro e mundial, Chico Lobo orgulha-se de ser compositor e cantador caipira, e encara a viola com respeito de solista virtuose. Mineiro natural de São João Del Rei (eleita capital brasileira da cultura 2007), radicado em Belo Horizonte, apresenta o Programa televisivo "Viola Brasil" (por ele idealizado), na TV Horizonte, e o programa “O Canto da Viola”, na Rádio Inconfidência.
O artista já tem diversos CDs lançados, com a grande maioria de composições próprias. Carismático, sua carreira no palco já o levou à Itália, Chile, Canadá e várias vezes a Portugal, onde gravou um CD com o violeiro português Pedro Mestre. Junto com o Pedro Mestre, o Chico Lobo fez vários shows em Portugal e no Brasil. Voltou recentemente da China, onde fez diversos shows em Xangai.
Além de inúmeros teatros brasileiros (como Canecão (RJ), Grande Teatro do Palácio das Artes (BH), Memorial da América Latina (SP), entre outros), onde sempre apresenta um espetáculo rico em causos, canções e solos de viola.
Chico, nunca esquece de agradecer a São Gonçalo, o padroeiro dos violeiros...” declarou Mário de Aratanha (em apresentação do artista no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, em março/2002 ). O crítico Marco Frenette, da Revista Bravo, o considerou criador de obras que destroem qualquer preconceito musical (Jan/2003). E o crítico Tárik de Souza (Jornal do Brasil que esse ano o destacou em página inteira), o ressalta como: “violeiro de estirpe, mestre das notas choradas do instrumento”.
Chico Lobo foi o primeiro violeiro brasileiro a lançar um DVD, que foi prestigiado pelo público e pela crítica. Durante quase 10 anos, junto com o parceiro e amigo Pena Branca, falecido em fevereiro de 2010, Chico percorreu o Brasil com o inesquecível show “Encontro de Raízes”.
Atualmente, além dos vários shows pelo Brasil e outros países, ele percorre Minas Gerais com o projeto “Causos e Violas das Gerais”, do SESC-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário